Buscas pelos dois pescadores desaparecidos nos Açores suspensas até quarta-feira

0
1181
O navio-patrulha oceânico Figueira da Foz permanece no local das buscas

As operações de busca pelos dois pescadores que estão desaparecidos desde a noite de segunda-feira ao largo da ilha de São Jorge, nos Açores, foram hoje suspensas às 19h30 locais, informou a autoridade marítima.

O capitão do porto da Horta, Rafael da Silva, disse que as buscas foram suspensas sem que tenham sido encontrados, para já, os dois náufragos desaparecidos quando se encontravam a pescar numa embarcação registada na ilha Terceira, que se incendiou perto de São Jorge.

“Alargamos, ao longo do dia, as buscas até 12 milhas para leste da ponta do Topo, em São Jorge, até à ponta sul da ilha do Pico”, explicou Rafael da Silva, lamentando, porém, que as más condições climatéricas das últimas horas do dia tenham condicionado as operações de busca e salvamento.

Segundo revelou Rafael da Silva, desde as 16h00 locais que a visibilidade começou a diminuir, devido à chuva que se faz sentir no arquipélago e que tem condicionado a tarefa dos vários meios aéreos e navais empregues nas buscas.

“Apesar da maioria dos meios ter desmobilizado, continua no local o navio-patrulha oceânico Figueira da Foz”, adiantou Rafael da Silva, acrescentando que os meios aéreos e as embarcações de apoio que têm estado no local voltam ao teatro de operações às 07h30 de quarta-feira.

A embarcação de pesca levava a bordo três homens, um dos quais conseguiu nadar até à costa da ilha de São Jorge e dar o alerta às autoridades, que até ao momento não encontraram nem os pescadores desaparecidos, nem o barco onde seguiam.

Nas buscas têm estado empenhados uma aeronave da Força Aérea, um navio da Marinha Portuguesa, uma embarcação da Polícia Marítima da Horta, um barco da Estação Salva-vidas da Horta e um outro dos Bombeiros Voluntários da Calheta, além de várias embarcações de pesca das ilhas Terceira e de São Jorge, que estiveram a colaborar nas operações.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here