Ordem dos Veterinários agradece esforço e mobilização em Monchique

0
285

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) agradeceu o esforço de mobilização coletivo para salvar os animais afetados pelo incêndio em Monchique, distrito de Faro, que foi hoje de manhã considerado como dominado.

Em comunicado, a Ordem agradece a todos os intervenientes pela “forma altruísta” como deram o seu melhor, “assegurando uma cobertura de 24 horas, por turnos, num cenário nem sempre fácil”.

A Ordem lembra que foi criado no local um “hospital de campanha” para triagem dos animais resgatados, com materiais e equipamentos encaminhados dos dois centros de recolha criados, direcionando alguns casos para pontos de apoio nos concelhos limítrofes.

De acordo com a OMV, foi intenção, desde o início, “contribuir para que a ajuda fosse coordenada”, lembrando que em situação de catástrofe “é essencial garantir a segurança e não perturbar os meios operacionais”.

“Também foi uma preocupação conseguir limitar o surgimento de pessoas que, dando avulso o seu contributo, sem a devida integração, e não respeitando os planos de segurança, podem criar informações erradas do que realmente ocorre no terreno, gerando o pânico, sobretudo através das redes sociais”, refere a OMV no comunicado.

A Ordem reconhece que, embora, as consequências de uma situação deste tipo, havendo a lamentar a morte de vários animais, os animais com necessidade de atendimento “foi sempre limitado e a resposta totalmente suficiente pelo mecanismo instalado”.

De acordo com o comunicado, a Ordem procede agora ao “levantamento e eliminação dos cadáveres de animais mortos”, para garantia da saúde publica, bem como à entrega dos animais resgatados aos respetivos donos e ainda, à sinalização, no terreno, de animais com necessidades alimentares e de cuidados médicos.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here